Muitas especulações giram em torno de quem será o novo presidente. Hoje a câmara municipal é comandada pelo vereador Inaldo Lima, eleito pelo bloco de oposição em 2017 e cumpre seu mandato até o dia 31 de dezembro de 2018. Respeitando o regimento interno da casa que não permite reeleição em uma mesma legislatura, Inaldo não poderá disputar novamente o comando da "casa do povo". Doze dos treze vereadores estão aptos a se candidatar para presidir a câmara.
Pelo bloco de oposição que hoje é maioria na câmara, o nome mais especulado é do vereador Elias do Sargento, político de primeira viagem, foi o terceiro vereador mais votado nas eleições de 2016. Elias é conhecido por ser inteligente e articulado, além de muito sereno em suas decisões, visando sempre colaborar para que seu grupo possa obter vitória em todos aspectos. Mesmo sendo vereador de oposição, Elias tem boa relação com os demais colegas da casa que não fazem parte de seu grupo. Ainda na eleição da câmara de 2017, o vereador já era apontado como favorito para comandar a casa, fato que não aconteceu após muitas reuniões. Elias é tido hoje como um dos líderes do grupo de oposição, tendo em vista que participa de muitas decisões e na maioria das vezes as reuniões acontecem em sua própria residência.
Outro nome que surgiu recentemente foi o da vereadora Neuma do Eudes, a segunda vereadora mais votada em 2016. Neuma chegou a confessar para pessoas próximas que teria realmente o interesse em ser candidata a cadeira de presidente da câmara, mas de alguns dias pra cá o desejo parece ter adormecido, fontes informam que Neuma já teria declarado voto ao vereador Elias, caso ele realmente seja o candidato.
A cidade tomou conhecimento nesta quarta-feira (21), através do programa Acordando com os Passarinho, apresentado pelo radialista André Lúcio, que o o vereador Fabinho do Pindoba, teria o interesse em ser candidato. Fabinho foi o único vereador do grupo de oposição que votou a favor das contas do ex-prefeito Bebeto que é adversário do grupo que hoje ele faz parte, segundo o radialista André Lúcio isso poderá ser um fator decisivo para a decisão do parlamentar. Pessoas ligadas ao vereador desmentem a informação, tendo em vista que Fabinho tem forte ligação também com o vereador Elias do Sargento.
O atual primeiro-secretário da câmara Afraudizio, que está de licença dos trabalhos, confirmou que não tem o interesse de disputar a presidência, mas não descarta uma candidatura caso seja a vontade de seu grupo. A mesma decisão tem os vereadores Aluisio do Sindicato e Jurandir Abreu. Jurandir é outro vereador que é muito ligado ao vereador Elias, os dois são sempre vistos trabalhando juntos em prol da população.
Já pelo lado da situação, os vereadores que apoiam o prefeito também não entraram ainda em um acordo. Muitas especulações surgem em torno de alguns nomes. Dentre eles o mais comentado ainda é do vereador Naldo Quirino, politico de segundo mandato, onde foi o vereador mais votado nas eleições de 2016. Naldo ocupou o cargo de presidente no biênio 2015-2016, após uma polêmica estratégia utilizada por aliados. O vereador tentou novamente ser eleito em presidente em 2017, mas foi derrotado por seu rival político Inaldo Lima. Informações dão conta que o nome de Naldo Quirino não é o preferido do prefeito Roberto da Viúva, pois o parlamentar já deixa claro seu desejo de ser candidato a prefeito em 2020, se tornando assim, um calo no sapato do prefeito que possivelmente tentará a reeleição.
Bebeto Kiloucura aparece como o nome favorito do prefeito Roberto para disputar a cadeira de presidente, tendo em vista que ele é o homem de confiança do prefeito na câmara, além de líder do governo é primo do chefe do executivo. Vereadores Zé Maria, Codel, Bosco e Junior Almeida ainda não deixaram transparecer nenhum desejo de ser candidato.
Resta agora saber apenas uma coisa, quem terá o maior poder de articulação, a eleição da câmara de vereadores é um jogo, ganha aquele que souber jogar melhor e tiver as melhores estratégias. Mesmo tendo alguns nomes tidos como favoritos, não é descartada acontecer uma surpresa, assim como aconteceu nas duas ultimas eleições da câmara de vereadores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário